HISPANISTA - Vol
IX nº 32 -janeiro
- fevereiro - março de 2008 Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 ISSN 1676-904X |
||
Editora geral: Suely Reis Pinheiro |
||
ESTUDOS LINGÜÍSTICOS |
||
La lengua de los
jóvenes en el aula de español como LE/L2 Mario López Cordero |
||
ESTUDOS LITERÁRIOS |
||
J.Pablo Ortiz-Hernández
No Romancero gitano e sobretudo na voz poética que compõe o Romance sonámbulo, se comprova que o homem é chamado à existência pelo fenômeno da consciência, através de uma voz que invoca o sujeito a empreender uma travessia em direção a que lhe prepara o destino e, assim, chegar à noção heideggeriana do ir em direção à morte. |
El mito de las moiras en El otro , el mismo, de Jorge Luis Borges María Alejandra Crespín Argañaraz
Em pleno movimento modernista, Jorge Luis Borges desenvolve em sua obra El otro, el mismo uma elaboração de numerosos elementos literários, míticos históricos e filosóficos da cultura helênica. Este texto mostra alguns aspectos do trabalho poético desse autor argentino, em seu livro “El Otro, el Mismo”. Aparece a atividade de cada uma das Las Moiras: Cloto, Láquesis e Atropos com alusões eruditas a personagens, obras, lugares e certas características do vocabulário. |
Naturaleza,
Paisaje y Sentimiento en la poética del Renacimiento Na
poética renascentista, os poetas escreviam usando uma temática com características
comuns com a natureza humanizada. Usavam o universo animal, vegetal
e mineral como meio de expor as doutrinas religiosas. A presença dos
pastores, do beatus ille em seu locus amoenus, toda a áurea mediocritas formava uma liturgia
cósmica no elogio ao Senhor fazendo uma apologia às
lições bíblicas como também atenuando
o paganismo vigente.
|
Bases antropológicas y sociales de la educación: antropología pedagógica Wagner Luiz de Menezes Cynthia E. Brizuella Speratt No sentido da Antropologia na Educação existem três teses importantes: que a educação é possível sem uma determinada imagem do homem; que o homem é o único animal que necessita aprender a ser e que necessita saber o que é para sê-lo. Apresenta-se aqui uma pesquisa bibliográfica em que se interpretam conceitos sobre o desenvolvimento humano. Por ser uma faculdade humana, a inteligência não se subtrai da necessidade de se solidarizar com uma matéria, enquanto o ser homem é essencialmente, um híbrido de espírito e matéria, chegando à conclusão de que o ser humano pode ser melhor com ajuda dos outros, mas nunca se pode substituir ninguém por outra pessoa – a ajuda que necessita é a educação. |
||
Danilo Sánchez Lihón Georgette Philippart renunciou, junto com seu esposo a ter filhos, já que haviam consagrado sua vida à revolução mundial. Mulher que mudou conscientemente a própria felicidade pelo martírio, ao unir-se ao homem que amava. Deixou família, relações sociais, país, bem-estar, a língua que falava, para seguir um sonho e uma utopia. E tinha razão, porque César Vallejo é Cesar Vallejo, não só um grande poeta, mas um redentor da humanidade. Porque César Vallejo não é um nome célebre nem um sobrenome em uma estante ou em uma vitrine, e sim a partir dele um substantivo e mais, um verbo fundamental da alma humana e na fala do povo |
||
WEBLÍNGUA | ||
Chapucero, Atorrante, Festinado Alexis
Márquez Rodríguez O
autor apresenta
uma série de pequenos artígos onde estuda elementos da
linguagem. |
||
NORMAS | ||
Normas para envio de artigos |
||
Conheça os membros do Conselho Editorial |
||
Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior |
||
Visite o número atual |
||
Visite nossos números anteriores |
||
Retorne ao portal |