HISPANISTA Vol XV 59 Outubro Novembro – Dezembro de 2014
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X
Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

            A moldura dos tempos

            Manoel de Andrade

Por onde transitam nossos anseios ante a retórica fraudulenta dos tempos? Em que labirinto se perdeu a beleza e a decência? Por toda parte, essa alarmante degradação do caráteres! Aqui, esse inquérito interminável! Ante a ribalta da História, esse episódio desolador no centro do poder! O abismo entre as palavras e os fatos!  A ambição a cavaleiro da vergonha nacional! Com que lírico discurso poderá a poesia denunciar a dimensão despótica da corrupção? Com que versos cantarão os poetas esse inquietante contraponto entre o desencanto e a esperança?

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Los valores aspectuales resultativo y experiencial del pretérito perfecto compuesto de indicativo

Valdecy de Oliveira Pontes & Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza & Juliana Liberato Nobre

O presente trabalho tem como objetivo analisar os valores aspectuais resultativo e experiencial presentes no uso de Pretérito Perfeito Composto do indicativo. Com relação às amostras, selecionamos algumas entrevistas sociolinguísticas dos seguintes centros urbanos: Buenos Aires, Cidade do México e Madri.   

ESTUDOS LITERÁRIOS  

El ejercicio de la maternidad en familias homoparentales en México: ejemplos en la literatura y el cine

Cándida Elizabeth Vivero Marín  

 No cinema e na literatura mexicana, até recentemente, a questão dos pais gays ou lésbicas estava excluída porque ela não estava representada. No entanto, há cinco anos, começaram a aparecer os romances e filmes que abordam o assunto abertamente. Este artigo analisa a figura da mãe na novela Rhyme & Reason e do filme La otra familia, a fim de determinar se ainda são mantidos os valores  liberais, modernos, patriarcais.

Ficción y realidad: el casamiento entre autobiografía y mímesis en la producción literaria del escritor español Miguel Delibes

  Gracineia dos Santos Araújo  

     A relação entre ficção e realidade tem sido motivo de constantes debates desde a antiguidade clássica. Com base nesta perspectiva, este trabalho pretende ser uma breve reflexão sobre a ideia de mimese no quefazer literário, tendo como base a produção literária de Miguel Delibes e a possível representação autobiográfica de seus textos.

150 años del nacimiento de Unamuno. Del polemistapensador  y profesor de Salamanca al “sentidor” con alma de poeta

Magdalena Aguinaga Alfonso    

  Na comemoração dos 150 anos do nascimento de Don Miguel de Unamuno, um escritor vasco universal, polêmico e brilhante, contraditório e vital, tão claramente manifestado em seus escritos políticos, artigos e intervenções públicas, desejamos destacar seu aspecto, talvez  o menos valorizado de poeta, segundo a opinião dos leitores através de sua escritura. Sua poesia publicada nos tomos IV e V de suas Obras Completas, com edição e prólogo de Ricardo Senabre foram editadas pela Biblioteca Castro na  Espanha em 1999.

Jorge Amado: apreciação crítica em rotas interlinguais

Patrícia Gomes Germano

Nossa proposta é desenvolver um olhar sobre o percurso tradutório interlingual dos textos de Jorge Amado e a percepção crítica multifacetada que emerge desse trânsito. Pretendemos verificar, através das reterritorializações dos seus romances na Alemanha, na França e nos Estados Unidos, as múltiplas formas de apreensão, bem como a potência tradutória presentes naquilo que escreveu.

Cortázar fotógrafo: uma narrativa aberta para o insólito 

   Rita de Cássia M. Diogo

Análise do conto “Apocalipsis de Solentiname” (1983), de Julio Cortázar, a partir do diálogo entre fotografia e texto literário, imagem e escrita, segundo os estudos de Vilém Flusser sobre a “imagem técnica” e sua relação com a “Pós-História” em Filosofia da caixa preta(2011). Nosso trabalho vai assim desvelando a coincidência entre o projeto literário de Cortázar e o seu conceito de fotografia, tal como o autor argentino o expressa em “Ventanas abertas para lo insólito” (2009).  

Uma aproximação  a Unha  Tempada no Paraíso, de Claudio Rodríguez Fer

  Saturnino Valladares   

 O objeto da presente resenha é apresentar, no Brasil, o último livro de poemas, publicado de modo independente, do poeta espanhol Claudio Rodríguez Fer, Unha tempada no paraíso (ed. Toxosoutos, A Coruña, España, 2013).

WEBLÍNGUA

      Arrogarse, Chambón, Guarapo

 Alexis Márquez Rodríguez 

O autor apresenta uma série de pequenos artigos em que estuda elementos da linguagem. 

 NORMAS
Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal