HISPANISTA Vol XXIV 90 Julho Agosto - Setembro de 2022

Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

     Zimbros

Manoel de Andrade

 O encanto de uma praia nas águas de janeiro, descrito pela magia do lirismo. A paisagem soberana de uma baia que o alto do penhasco descortina.Navegar no itinerário das velas. No vaievem dos barcos cruzandoa magnitude litorânea.Ah o mar!Sua idade planetária, esse território indecifrável de sílabas submersas e essa verde superfície, no plácido remanso dessas águas! A carícia milenar de sua brisa!As ilhas pontilhando o horizonte!Quem desenhou este cenário?A quem devo agradecer por tanto encanto?

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 De la actualidad litararia árabe
 

 Boutaina   Ben Amin 

 

O idioma árabe se encontra ainda longe de adquirir o nível cultural e o grau de difusão desejados, como possuem os idiomas considerados vivos, tais como o inglês, o francês, o espanhol e o alemão. O dito atraso se deve às múltiplas circunstâncias que moldearon a vida arábiga durante los últimos tiempos. Neste texto procuramos penetrar nos detalhes e características das distintas facetas literárias árabes, com  sucessivos trabalhos que iremos dando a conhecer por primeira vez en castelhano.

O texto publicitário - contribuições para o ensino - aprendizagem de Espanhol como língua Estrangeira (LE)

Léa de Sousa Campos de Menezes

O objetivo deste artigo é não só determinar as características discursivas do texto publicitário, como tipologia textual, a interseção publicidade e cultura; relacionar algumas categorias gramaticais aos objetivos do anúncio, mas também comprovar sua eficácia como material didático-pedagógico para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (LE). 

ESTUDOS LITERÁRIOS 

Los parámetros de transtextualidad de Gérard Genette y el fenómeno de la intertextualización en el proceso de construcción de los sentidos en el género novela

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza & Roberto Hellenson Mariano de Araújo & Beatriz Paula Silva

Breve panorama dos processos de intertextualidade de Gerard Genette (1982 [2010]), refletindo como as práticas hipertextuais se ancoram nos diversos gêneros textuais. Demonstrar como os princípios deste fenômeno dialógico interferem na construção do conceito de intertextualização (Miranda, 2010), verificando como se dáa construção dos sentidos no gênero literário romance.

Dos visiones, dos vidas: la imagen transgresora de Maria Quitéria en la guerra de independencia de Brasil     

                  Suely Reis Pinheiro

Longe dos modelos delicados, oferecidos pelo Neoclacissimo, Maria Quitéria se afasta do estereótipo romântico, terno, sedutor da época que tinham espaço nas cenas de costume, de beleza e simplicidade da natureza, para revelar fortes cenas de objetivismo, de razão e de valentia. Maria Quitéria se despojou das flores e cores dos campos arcádicos para se cobrir de uniforme de soldado, recebendo, assim, por seus arrojos heroicos, o apelido de  mulher – soldado. Por seus feitos, Maria Quitéria foi integrada e definitivamente consagrada como Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. O século XVIII, marcado pela ascensão  da burguesia e de seus valores de tranquilidade e valorização do bucolismo, atesta uma mulher com ideais que se identificaram com o comprometimento da política em favor da independência. Uma soldado que teve o reconhecimento e conseguiu sair da invisibilidade ao subsistuir a vida calma e pacífica do século XVIII pela luta em favor da liberdade, conquistando seu lugar na  história, como símbolo de resistência.

Amorosidade no espaço de convivência escolar

 Marina Patrício Arruda & Geraldo Antônio da Rosa

O presente artigo busca refletir a respeito do conceito de amorosidade e seu desdobramento no espaço de convivência escolar. Tratou-se de um estudo bibliográfico com levantamento qualitativo de ocorrência das expressões amor/amorosidade nos textos mais conhecidos de Humberto Maturana e Edgar Morin. Evidenciar aproximações entre as ideias desses teóricos contemporâneos, permitiu-nos organizar uma possibilidade reflexiva para a reforma do pensamento no espaço de convivência escolar.

NORMAS

Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal