HISPANISTA – Vol XXVI – nº 99 –  Mayo – Junio  –  Julio –  Agosto de 2025 Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil – Fundada em abril de 2000  ISSN 1676 – 904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
  Vida&Poesia

Lili Marlene: a canção que virou hino de soldados

Manoel de Andrade

"Lilli Marlene” é uma canção inspirada nos versos do poeta alemão Hans Leip que, interpretada com grande beleza pela cantora Marlene Dietrich, tornou-se o maior sucesso entre as tropas aliadas, em combate contra os próprios alemães, na Segunda Guerra Mundial. A guerra, a despeito da sua violência, inspirou, ao longo da História, poemas e canções que honraram as grandes trincheiras de luta pela liberdade.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

O potencial didático dos microcontos hispano-americanos no ensino da leitura em espanhol como língua estrangeira                                              

Camila Miranda Machado & Maria Thais Alves

Este trabalho objetiva investigar como o microconto pode ser uma ferramenta eficaz para desenvolver a habilidade leitora em espanhol como língua estrangeira (E/LE), ao mesmo tempo em que amplia o repertório cultural e linguístico dos estudantes. É neste intuito que apresentamos atividades pedagógicas utilizando o gênero microconto como ferramenta para trabalhar a destreza leitora crítica e fundamentada.

ESTUDOS LITERÁRIOS
Um “Libelo infamatorio” contra a falsificação da moeda. Juan de Mariana (1536-1624) e a censura literária na Espanha do século XVII    

Ricardo Hiroyuki Shibata

O Tratado y discurso sobre la moneda de vellón, escrito em 1609, pelo padre jesuíta espanhol Juan de Mariana (1536-1624), causou escândalo quando foi publicado. O teor da obra criticava a falsificação da moeda pelo rei Felipe III para fazer frente aos gastos com o funcionamento do Estado. A censura literária rapidamente proibiu a impressão dessa obra e mandou recolher todos os seus exemplares. Mariana foi sentenciado a prisão provisória no convento de São Francisco el Grande, em Madrid, e valeu um longo processo no Tribunal da Inquisição. Este trabalho foi realizado no âmbito de meu Pós-Doutorado no Departamento de Filosofia, da Unisinos, sob supervisão do Prof.Dr. Hernán Ramirez.

Los opiliones de San Fernand

Fernando Torrentino

Este senhor argentino decide empregar um método de sua invenção com finalidade de combater os detestáveis insetos que o perseguem em sua casa. Por razões fortuitas, um acontecimento externo o conduz a uma sorte de investigação que termina em uma verdade tão inesperada como rigorosamente histórica.

Corpo, mercadoria e espetáculo: uma leitura do conto entre a espada e a rosa de Marina Colasanti               

Job Lopes & Simone Ribeiro

O presente artigo apresenta uma reflexão literária, bem como sociológica, sobre o corpo feminino, a partir do conto infanto-juvenil Entre a espada e a rosa (1992), de Marina Colasanti, uma das autoras mais expoentes da Literatura brasileira contemporânea. Nessa reflexão e diálogos teóricos, a leitura busca refletir o corpo feminino e como ele é preterido pelo contexto sócio-histórico.

NORMAS

Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal