HISPANISTA Vol XVIII 69 Abril Maio – Junho de 2017
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X
Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

                    O desterro dos poetas

                 Manoel de Andrade

Nessa transição sombria por que atravessa a humanidade, marcada pelo impasse entre o desencanto e a esperança, os poetas, a despeito de tantos pressentimentos, preservam sua crença imperecível na beleza. Escultores da palavra, eles talham no mármore do idioma as mais belas estátuas do lirismo, remarcando, nos passos perseverantes dos seus versos, os caminhos para o mundo do amanhã.     

CRIAÇÃO
                      A educação escolar e o imprevisto

                       Guilherme Augusto Rezende Lemos

Uma criança quando ingressa numa escola, inicia uma viagem que durará no mínimo quinze anos, para completar seu ciclo fundamental. Quem poderá prever ou definir um futuro tão distante, cuja caminhada será um intenso processo de intervenções imprevistas? Este é o cerne do presente artigo: o imprevisto.

                   Educação popular e questão social na América Latina: da desigualdade à resistência

  Geraldo Antônio da Rosa & Daniela Quadros da Silva

O estudo tem como tema central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. O trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento cabendo ressaltar que pauta-se pela perspectiva teórica histórico-crítica. Espera-se que as considerações evidenciadas, ao não encerrarem o debate, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro.  

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

      Contactos lingüísticos: una reflexión sobre contextos multiculturales en América Latina 

                              Gracineia dos Santos Araújo

O principal objetivo deste trabalho é fazer uma breve reflexão acerca dos contatos linguísticos do espanhol na América Latina e a inter-relação que pode se estabelecer quando línguas e culturas entram em contato. Para isso, teremos em conta a realidade da língua espanhola, que é uma língua migratória (MORENO FERNÁNDEZ, 2010), desde as suas origens até os dias atuais. Destacamos o fenômeno das migrações como um dos principais causadores/motivadores do contato linguístico e cultural entre populações que falam línguas diferentes, tendo em conta, ademais, outros elementos, igualmente relevantes, que facilitam os referidos contatos na atualidade, como o cinema e a internet

  La competencia lingüística de aprendices brasileños en español lengua extranjera (E/LE)

   Ana Cristina Borges Fiuza

A aprendizagem de línguas é diferente de qualquer outra devido à sua natureza social e comunicativa. Aprender uma língua envolve comunicação com outras pessoas. Isso requer não somente as habilidades cognitivas, mas também habilidades sociais e comunicativas, já que o indivíduo organiza seu mundo de maneira única. Este trabalho trata-se de uma reflexão sobre os aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira e o desenvolvimento da competência linguística nessa língua. Sabe-se que a aprendizagem ocorre de uma maneira diferente da língua materna (LM) ou primeira língua (L1) uma vez que vários fatores diferentes a envolvem. Para que possamos compreender como ocorre esse processo de aprendizagem é necessário atentar não somente para as diferenças individuais, mas também para os estilos de aprendizagem, o contexto e as estratégias usadas pelas pessoas para abordar problemas particulares em contextos individuais, ou seja, atentar para os aspectos psicolinguísticos, sociolinguísticos e discursivos.

ESTUDOS LITERÁRIOS

A lenda de Inês de Castro nos Lusíadas e em Corona de amor y muerte.

                        Ester Abreu Vieira de Oliveira

Pretende-se  mostrar, entre a Historia, a Literatura e o  Mito,  o amor entre o príncipe Pedro e Inês de Castro a partir de um olhar sobre Os Lusíadas  e a retomada desse amor na obra dramática de  Alejandro Casona: Corona de amor y muerte. La leyenda de Inés de Castro.

A arte epistolar no Renascimento espanhol: Erasmo de Rotterdam e Juan Luis Vives 

  Ricardo Hiroyuki Shibata

O objetivo deste estudo é investigar a constituição da arte epistolar no Renascimento espanhol no século XVI. Para tanto, analisamos os textos de dois grandes humanistas do período: Erasmo de Roterdã, secretário e conselheiro do Imperador Carlos V, e o valenciano Juan Luis Vives, preceptor de príncipes e defensor das letras clássicas.

Campeón ligero, de Juan Villoro: afirmação da ambivalência da vida e do mundo

Ivana Ferigolo Melo & Norma Gisele de Mattos

            Neste trabalho, resultado de uma pesquisa financiada pelo CNPq, se analisa o conto Campeón Ligero, contido na obra La casa pierde (1998), de Juan Villoro, buscando mostrar que, em conformidade com uma grande tendência narrativa da contemporaneidade, esse conto se propõe relativizar, problematizar, a vida sem apresentar caminhos de superação existencial e social. 

 NORMAS
Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal