HISPANISTA Vol XXI 82  Júlio  Agosto Setembro de 2020

Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

    Ecce   homo

 Manoel de Andrade

 Ecce homo..., “Eis o homem”, disse Pilatos ao apresentar Jesus para o sacrifício. Ele nasceu na época de Augusto e morreu no reinado de Tibério, quando o império romano detinha seu maior poder sobre a Terra. O império romano é hoje apenas um capítulo na história dos povos, mas o Cristo é o personagem mais atual e atuante nas áreas religiosas, filosóficas e sociais da humanidade. O Templo e o poderoso Sinédrio de Jerusalém -- que conspirou pela sua morte -- já não existem, e contudo nenhum homem foi tão biografado e exerceu tanta influência no mundo chegando a dividir a própria história. Remendou aos seus discípulos que espalhassem seu evangelho de amor por toda a terra, que abominassem o pecado, mas que perdoassem o pecador e que amassem uns aos outros como ele os amou. Ainda assim recebeu o julgamento mais iníquo da história.

CRIAÇÃO

Rodolfo Walsh, operación rescate

Jorge Carrasco

Neste texto tento ressaltar a vida e a obra de Rodolfo Walsh, um dos mais importantes intelectuais argentinos do século XX, hoje desaparecido. Seu destino humilde, sua carreira literária, sua militância, vividos em um contexto tumultuado, sempre aberto à consciência e participação do escritor. Vida e obra unidas em um destino único, fermentado na exigência intelectual e o compromisso histórico.  

ESTUDOS LITERÁRIOS

Los moriscos entre la expulsión y la acogida

                                                    Adil Barrada   

    Este artígo tenta jogar luz sobre a situação vivida pelos mouriscos antes, durante e depois da expulsão da Península Ibérica. O  estudo se baseia nas memórias de Al-Haŷarí, protagonista que viveu em primeira pessoa as consequências de tal ofensa. Este autor nos explica os motivos da expulsão desde a perspectiva de muçulmanos e dos cristãos assim como as circunstâncias vividas por eles em terras africanas. Seu relato nos revela as relações políticas e religiosas entre os estados do Mediterrâneo naquela época. Igualmente o texto de Al-Haŷarí nos permite conhecer as relações mantidas pelos mouriscos com a sociedade de acolhida.

 Un estudio comparativo del experimentalismo en los personajes principales de la modificación de Michel Butor y Rayuela de Julio Cortázar

                                                 Yakoub Abidi      

 O objetivo deste artigo consiste em realizar um estudo comparativo sobre o tratamento dos personagens na arte literária vanguardista experimental mediante a obsevação das relações entre os personagens principais na modificação (1957) de Michel Butor e Rayuela (1963) de Julio Cortázar, sem evitar a relação  desses personagens com o conjunto narrativo de ambas as novelas, e com a nova corrente literária desses anos, a do Nouveau Roman (Antinovela). Em síntese, esta comparação procura proporcionar uma visão sobre o desenvolvimento da narrativa durante os anos cinquenta e princípios dos sessenta do século vinte, através da detecção de suas manifestações experimentais e cada um dos personagens principais das narrações antes mencionadas.

                         

Das villas às livrarias: poesia e insurgência de César González

  Fabiana Oliveira de Souza      

Neste artigo, analisamos a obra literária do poeta argentino César González, sob a perspectiva da relação entre escrita e insurgência, ressaltando a influência da literatura na construção de sua consciência de classe e identidade. Por meio de sua obra, González reivindica seu lugar de autor, ressignificando as ideias de marginalidade e villeritude problematizando sua estigmatização.

 Entrelace entre aprendizagem e o papel social do afro-             brasileiro representado em uma obra infanto-juvenil 

 Germana Ponce de Leon Ramírez

O paradidático tem função social e serve de subsídio na prática pedagógica escolar. Este artigo objetiva analisar o papel social do afro-brasileiro em uma obra de literatura infanto-juvenil intitulada de ‘Um Menino Chamado Raddysson’. Fez-se análise documental desse material e percebe-se a necessidade de gestores escolares e professores atentarem para o uso adequado dos materiais pedagógicos.

 NORMAS
Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal