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         Unidad
      lingüística hispanoamericana: una revisión desde la óptica de la
      planificación lingüística y de la enseñanza de la lengua 
        
        
        Sergio Serrón Martínez 
        
        Neste
      artigo estamos apresentando nossa visão da unidade lingüística
      hispano-americana, consolidada pela ação de diversos fatores vinculados
      tanto com a geopolítica como com os avanços tecnológicos e educativos,
      e centramos nossa atenção em novos elementos que, no contexto de
      planificação, se poderiam abrir caminhos diferentes para a revisão
      futura do tema, dentre os quais de destacam as migrações internas e
      externas e a ação sobre os grupos minoritários.
        
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         El adulto
    mayor y sus competencias lingüísticas 
        
         Graciela Malevini 
 
        Hoje,
    a sociedade busca dar maior protagonismo aos Idosos no cenário mundial, incluindo-os em
    novas atividades educativas, com um fim socializador (aprendizagem de uma Segunda
    Língua), dando-lhes a oportunidade de desenvolver livremente sua criatividade;
    mobilizando, conseqüentemente, sua auto-estima e sua capacidade para dar um sentido
    dinâmico à vida. 
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         Fin de
        siglo: Crisis, Apocalipsis, Utopías: Una lectura de la poesía de la
        "Favela" en Rio de Janeiro de la década de 90 
        
        Magnólia
        Brasil Barbosa do Nascimento 
         
        
         Na violência da favela, no Rio de Janeiro da década de 90, surge a poesia de
    jovens que querem resgatar, através do lirismo, sua dignidade, seu direito à cidadania.
    A favela já foi o lugar utópico da felicidade e da alegria, cantado em prosa e verso por
    diferentes autores. Mas a realidade atual da metrópole aponta para um duelo permanente
    entre os traficantes que ali moram e se protegem, a massa trabalhadora e pobre que ali tem
    sua família e a polícia. 
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         El comer
    y beber en los textos literarios 
        
        Maria
    Leny Heiser Souza de Almeida 
         
 
        Através de um breve estudo da obra Nem só de caviar vive o homem, de
    Johannes Mario Simmel, chegamos a algumas conclusões que vão estimular o leitor para
    inferir o aspecto interessante e divertido do conteúdo dessa criação literária, embora
    não a tenha lido. Para conseguir o efeito desejado trancrevemos, em prosseguimento desse
    estudo, a tradução do seu Epílogo como amostra do que afirmamos em nossa
        reflexão.
        
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         Uma
        história de relações humanas: a traição e a curiosidade na trama de
        El Curioso Impertinente    Mariana
        Helene Barone 
         
 
        Neste trabalho busca-se mostrar
    a importância da fusão de dois temas clássicos da literatura, o "conto dos dois
    amigos" e a curiosidade impertinente, na trama da novela cervantina El Curioso
    Impertinente, já essa fusão reflete-se no tratamento dado às relações humanas, um
    dos eixos condutores do texto.
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         Del silencio a la palabra 
        
        
 Sara Beatriz Guardia 
         
        
        A
    posição marginal das mulheres e a complexidade da sociedade peruana aparecem em Ximena
    de dos mundos, de Laura Riesco através da visão de uma menina, que transita por
    este universo cheio de dificuldades e desafios na exploração de seu mundo interior,
    convertendo-se, assim, na busca de sua própria identidade no vasto caminho que deverá
    percorrer para conseguir finalmente sua liberação através da palavra.
        
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         OPINIÃO 
        Nebrija, Bello, Rosenblat 
        
 Alexis Márquez Rodríguez
        
         Discurso
      de ordem lido no Palácio das Academias, em 23 de abril de 2001, na
      seção solene da  Academia  Venezolana de la Lengua
      para comemorar o Dia do Idioma e o Dia Internacional do Livro.
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       ENTREVISTA: 
        Conversacion
      en La Habana con José Saramago (segunda parte) 
      
      Noé
      Jitrik
       
         
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