El
Retrato, la Ars Amatoria de
Ovidio y los Emblemas del Amor en El Conde Lucanor de
Calderón de la Barca
Lygia
Rodrigues Vianna Peres
A
arte do retrato apresenta um florescimento significativo desde o final da
IDADE Media até o século XVII. Evidencia-se a importância individual
retratada em distintos momentos em diferentes quadros, obras primas de
muitos e variados nomes dessa arte em diversos países da Europa: Velázqauez,
Durer, Piero di Cosimo... além de retratos “a lo divino” pintados
por Zurbarán na Espanha do XVII. O retrato está presente em muitas
obras de dramaturgos do “Século de Ouro”: signos verbais no texto,
a réplica dos personagens, e ícones, signos não verbais na representação.
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Martín
Fierro: Icono de la nostálgica nación Gaucha
Juan Enrique Dopico
Ullivarri
Faz
cento e trinta anos que José Hernández trouxe a público El gaucho Martín
Fierro e muitos são os críticos literários que o tÊm analisado:
Leopoldo Lugones, Unamuno, Tiscornia, Lyon, Borges, Martínez Estrada,
Hughes e muitos outros. Através de fatos históricos e novos conceitos
sobre nação e nacionalidade aparece a possibilidade de dar outra
interpretação ao poema, uma nova dimensão literária, trazendo-nos a
possibilidade de novas perspectivas de análises sem deixar de lado a história
– principalmente a do gaúcho – e a intenção da obra: ter presente
um ícone, que hoje pertence a três nações.
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La
nueva novela histórica hispanoamericana: el caso de García Márquez
Wellington
Ricardo Fiorucci
O artigo tem por objetivo
abordar a problemática da classificação dos romances contemporâneos
publicados na América hispânica, cujo pano de fundo deixa de ser a história
da América, que passa a se tornar protagonista no artifício da narrativa
característica do novo romance histórico hispano-americano. Nesse
contexto, destacar-se-á o caso do escritor colombiano Gabriel García Márquez,
haja vista a relação dialógica que se constrói tanto intratextualmente
quanto intertextualmente.
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PETRO-NARRATIVAS
LATINOAMERICANAS
Julia
Elena Rial
Com
uma visão interdisciplinar, depois de situar as linguagens que
identificaram o petróleo em tempos passados, se constrói parte da
narrativa petroleira como uma constelação onde brilham romances
brasileiros, colombianos, mexicanos e venezuelanos, reivindicando um
contexto muito importante para América Latina, que além de resgatar
memórias, aparentemente ultrapassadas, tenta abrir uma brecha de reflexão
para novas propostas.
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O
vale interandino do Río Chota-Mira, no Equador, constitui o
lugar de assentamento de um importante povoado afro-descendente, dono de
uma singular história e de tradições que enriquecem a grande
diversidade cultural equatoriana. As transformações sociais e
culturais experimentadas pelas comunidades da paróquia Concepción,
neste vale, particularmente a partir da implementação do processo de
Reforma Agrária (1964, 1972), constituem o tema central do presente
estudo, que não descuida de um enfoque histórico, um proceso que se
iniciou com a chegada dos primeiros escravos negros à zona no século
XVII.
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ESTUDOS
LINGÜÍSTICOS
Contacto lingüístico español-kreyol
en una comunidad cubano-haitiana de Santiago de Cuba
Vicente Jesús
Figueroa Arencibia
Durante
o século XIX a região sul-oriental cubana se caracterizou por uma
elevada proporção de população de origem africana (livre e escrava)
e por uma forte imigração procedente do Haiti. Esta imigração
franco-haitiana foi importante não só do ponto de vista econômico
(incentivou o cultivo do café e da cana de açúcar), mas também
cultural. Junto ao refinamento dos colonos franceses chegaram os
costumes, ritos, cantos, danças e a língua dos escravos: o kreyol.
Esta situação contribuiu para o contato entre o espanhol regional e o
kreyol, e entre este e a fala bozal.
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