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HISPANISTA – Vol XXVI – nº 100 – Setembro – Outubro – Novembro – Dezembro de 2025 Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil – Fundada em abril de 2000 ISSN 1676 – 904X |
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Editora
geral: Suely Reis Pinheiro
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| QUEM SOMOS |
| EDITORIAL |
| Vida&Poesia |
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Manoel de Andrade A oração é uma conexão com o plano espiritual da vida. É uma rogativa, um louvor e a gratidão que se dirige a Deus, reconhecendo sua bondade, seu amparo e seu poder. E uma expressão da fé, da esperança e do amor da criatura pelo Criador. O poema exorta o peregrino na contemplação de Deus, sua busca na rota das estrelas pela via da imortalidade. Canta a presença invisível de Deus em toda parte, o enigma de sua essência e a sua divina condição de Pai ente o filho pródigo que volta à cada paterna. |
| HISTÓRIA |
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Los sencillos elementos del quehacer cotidiano: la salvaguardia del patrimonio cultural inmaterial latinoamericano Denise Pini Rosalem da Fonseca Um relato histórico dos primeiros trabalhos do selo editorial Historia y Vida, que completa 25 anos no Brasil. A autora descreve o contexto em que se realizaram pesquisas pioneiras de patrimônio cultural imaterial no Equador, entre 1998 e 2000, que foram contemporâneas ao processo de estabelecimento dos fundamentos da Convenção de 2003 pela UNESCO. O propósito central da editora chefe de Historia Y Vida é recuperar esta memória, destacando as sinergias que existem entre os propósitos estruturantes do selo editorial e a política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial da UNESCO. |
| ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
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Dime qué lees y te diré con quién dialogas: la centralidad de la intertextualización en propuestas de lectura en Español Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza , José Luan Alves Furtado Este trabalho propõe atividades de leitura para estudantes do Ensino Médio, alinhadas com a BNCC (2018), centradas na competência textual a partir da intertextualização, discutida em Miranda (2006, 2007 e 2010). Para isso, foram selecionados materiais do ambiente digitak Instagram, considerando um enfoque téorico-empírico qualitativo.As atividades buscam desenvolver a leitura crítica e ampliar os saberes sobre as práticas digitais. |
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Sentidos en trânsito (tele) colaborativo: costurando saberes, problematizando estereótipos Fábio Marques de Souza, Helaine de Souza Maciel, Helenildo Arruda De Macedo Junior, Rickison Cristiano de Araújo Silva Este artigo analisa uma sessão de Teletandem Institucional Integrado entre estudantes do Brasil e do México, evidenciando como as crenças se constituem em práticas discursivas mediante desigualdades, estereótipos e subjetividades. A partir da perspectiva dialógica e crítica, discutem-se as potencialidades do Teletandem como espaço de formação intercultural e ética da alteridade. |
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ESTUDOS LITERÁRIOS
Suely Reis Pinheiro O social e o político confluem nas vozes identitárias de Cora Coralina e Candido Portinari através de uma linguagem reinventada onde a polifonia e o cromatismo dão sustentação à importância poética e pictórica. Quando Cora soltou sua voz polissêmica e polifônica percebemos que seu caminhar seguia o rastro do grande mestre, o pintor Candido Portinari. Quando vejo a obra de Portinari sinto a poesía de Cora. O som das poesias de Cora e o canto da terra me recordam Portinari com o ocre de nossos tons. Então, me volto para Cora e visualizo o colorido da terra de Goiás, como as areias ali existentes que tomam vida nas obras de arte. |
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Ricardo Hiroyuki Shibata O jesuíta Juan de Mariana (1536-1624) foi uma figura tão importante quanto polêmica, no contexto do Antigo regime espanhol. Sua crítica às soluções econômicas engendradas pela Coroa dos Habsburgos lhe valeu um processo judiciário, que culminou em seu encarceramento, censura de ideias e destruição pública de suas obras pela fogueira. O que se examina, então, neste artigo, é a articulação, esgrimida por Juan de Mariana, entre moral e economia face à prerrogativa principesca de determinar o campo político. |
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Entre los árboles, islas dormidas. Veintidós poemas de Manuel Scorza Juan Marcelino González Soto Como escreve o também poeta Hildebrando Pérez, «la desbocada fantasía de Manuel Scorza e os desgarrados uivos do mago em desgraça nos fazem pensar que exorciza sua solidão, sua raiva, seus ciumes, seus ódios através de uma ilusão vocal: a consagração da palavra escrita». Esta breve antología formada por vintedois poemas pretende mostrar quanta verdade contêm as palavras de Hildebrando Pérez. |
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