HISPANISTA
–
Vol XVIII
– nº
68
–
Janeiro
–
Fevereiro
– Março
de 2017
Revista eletrônica dos
Hispanistas do Brasil
– Fundada em abril de 2000 ISSN 1676 – 904X |
Editora geral: Suely Reis Pinheiro |
QUEM SOMOS |
EDITORIAL |
Vida&Poesia |
Meu encontro com Geraldo Vandré Manoel de Andrade Na decada de 70 as rotas do exílio foram os caminhos por onde trilharam muitos brasileiros que empunharam suas bandeiras e expuseram os símbolos culturais da resistência contra os arbítrios da ditadura militar. Entre tantos, um cantor e um poeta trocaram seus abraços e partilharam suas rimas num convívio fraterno em Santiago do Chile.Este depoimento conta a história daquele encontro e preserva a imagem de um cantor que deslumbrou a pátria com o mágico encanto de suas canções, falando de flores num tempo em que as armas silenciaram as vozes dos que ousaram sonhar com a liberdade. |
CRIAÇÃO |
A narrativa através do fio de nylon e da miçanga: a arte de contar histórias construindo guias de Umbanda Denise Marcos Bussoletti & Leandro Haerter & Hélcio Fernandes Barbosa Júnior Este texto discute o processo de feitura de Guias de Umbanda como método auxiliar de pesquisa, tendo como interlocutores, Caciques de Umbanda na cidade de Pelotas/RS. O objetivo é construi r uma maior aproximação entre interlocutores e pesquisadores, a fim de que a narrativa se desenrole integrando a vivência cotidiana experienciada nos terreiros e as experiências significativas de seus adeptos. |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Edição e estudo linguístico do relato de Nuno da Silva (1579) Eliabe Procópio & Rosineide Lima Gonçalves Este texto integra o Corpus Brasileiro de Língua Espanhola/CBRASLE (Sécs. XVI-XVII), projeto de pesquisa cujo objetivo é documentar o Espanhol empregado no Brasil colonial. Trata-se de um relato atribuído ao piloto português Nuno da Silva, no qual relata o período em que esteve sequestrado pelo pirata inglês Francis Drake.Em nosso estudo, identificamos outras versões do referido documento. Aqui apresentamos suas características filológico-linguísticas. |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
Paideia, humanitas e bildung como projetos formativos Carmen Lúcia Fornari Diez & Vanice dos Santos & Carlos Eduardo Canan Neste trabalho abordamos a educação como Paideia no sentido do termo grego. Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. Vincula-se ainda a Bildung a outro momento distinto da cultura ocidental, à humanitas latina. Formação remete ao conceito de Bildung e ao significado de sua trajetória no século XVIII no contexto da tradição humanista. Esse período vivencia uma profunda transformação espiritual, com inovações no âmbito da crítica às interpretações de mundo vigentes, da literatura, da arte, da estética e na superação de um mero racionalismo iluminista, cujos influxos são percebidos na teoria educativa. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A Paideia grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem no passado e na atualidade. |
Campo, cidade e experiência em Clarice Lispector Ewerton de Freitas Ignácio Este artigo tem por finalidade realizar uma leitura de Perto do coração selvagem (1943), de A paixão segundo G.H. (1964) e de Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) de Clarice Lispector, buscando evidenciar que, mesmo que se trate de romances “urbanos”, a imagem do campo, neles, é recorrente e oferece suporte para que a experiência individual no contexto da cidade grande seja mais plena de significados. |
Apreciaciones en torno a las variedades del español como lengua extranjera, o como lengua adicional, en la enseñanza-aprendizaje en el contexto brasileño Gracineia dos Santos Araújo A temática gira em torno de uma constante no âmbito do ensino-aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira-ELE ou como Língua Adicional-LA: as variedades do espanhol, acompanhada de perguntas como que espanhol ensinar. A partir dessa premissa, destaca-se o interesse da crítica/professorado em debater e teorizar sobre uma realidade que permeia a prática docente. Márcia Paraquett (2009) sublinha que o contexto brasileiro - e hispano-americano - é um espaço cultural múltiplo, complexo e híbrido, o qual exige, sem dúvida, a participação direta de alunos e professores como agentes sociais. Deste modo, entendemos que ao estar rodeados de países hispano-falantes, diante de uma realidade complexa e ao mesmo tempo motivadora, existe a necessidade de refletir sobre a existência e abordagem das “peculiaridades linguísticas” do espanhol na aula de ELE/LA, sem manejar o binômio melhor e pior a respeito de uma variedade ou de outra, seja ela peninsular ou americana. |
El duque de Rivas y el ámbito anglosajón Este artigo investiga, pela primeira vez, as interessantes conexões que se estabelecem entre Ángel de Saavedra, Duque de Rivas, um dos mais interessantes e originais poetas espanhóis românticos, com o Romantismo europeu em geral e com o britânico de maneira mais particular. Para concretizar esta tarefa, um breve percurso pela história inglesa (comparando com a espanhola) se faz necessário. Assim mesmo, nos deteremos em estudar as diferentes ocasiões em que a poesia de Rivas foi traduzida para a língua de Shakespeare. |
Teresa de Ávila: fatos, feitos e preceitos Léa de Sousa Campos de Mesnezes O presente artigo tem por objetivo lançar um olhar sobre alguns aspectos da trajetória de Teresa de Ávila. Fundamenta-se em dados obtidos através da interface de diferentes linguagens e fontes bibliográficas: fragmentos da obra de Teresa, Histórias da Literatura, fotos e mapas, páginas da Internet, o filme longa-metragem Teresa, de 2015, e a série televisiva intitulada Teresa de Jesús, veiculada pela TVE Espanhola, também de 2015. |
NORMAS |
Normas para envio de artigos |
CONSELHO |
Conheça os membros do Conselho Editorial |
CORRESPONDENTES |
Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior |
NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA |
Visite o número atual |
NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
|
Visite nossos números anteriores
|
PORTAL HISPANISTA |
Retorne ao portal |