HISPANISTA – Vol XXI – nº 83 – Outubro – Novembro – Dezembro de 2020
Revista eletrônica dos
Hispanistas do Brasil
– Fundada em abril de 2000 |
Editora geral: Suely Reis Pinheiro
|
QUEM SOMOS |
EDITORIAL |
Vida&Poesia |
Manoel de Andrade As lembranças da adolescência retornando ao cais de uma cidade portuária. Os sonhos de partir um dia. A busca de um destino qualquer que flutuasse e me levasse para bem longe e sem destino, fazendo de mim um homem sem pátria e sem ninguém! O mar e o seu encanto palpitando sempre e a chamar sempre o coração de todos os portos do mundo. Como um grumete sonhador naveguei, sim, o mundo inteiro, mas apenas a bordo dos meus versos. Nesta saudade do marinheiro que não fui, tudo em mim restou distante, e está no mar e nesta ânsia de cantar. |
CRIAÇÃO |
A convivência escolar no ensino médio brasileiro – percepções de estudantes da escola pública da cidade de de Curitiba/Pr Juliana Battistus Neste artigo são apresentadas as percepções de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da cidade brasileira de Curitiba/PR, sobre a convivência escolar. Os dados desta pesquisa foram colhidos por meio de formulários, tabulados nas premissas da técnica Délphi e analisados a partir das teorizações de Michel Foucault e Paulo Freire,utilizando a hermenêutica como método. |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Introducción a la presencia del español en Maruecos
Zakaria Charia
Muita gente desconhece que no Marrocos, o país árabe, milhões de pesspas falam espanhol e que seu vocabulario está cheio de palavras castelhanas. Mesmo assim ignoram por completo a existência de hispanistas marroquinos consagrados que criam suas obras literárias em castelhano. Por isso, este artigo quem deixar claro que a presença do espanhol no país norteafricano não é recente o que esta relacionada com a instauração do protetorado, senão que remonta aos séculos XVI e XVII depois da expulsão dos muçulmanos de Al Ándalus. |
María Laura Grosso Este trabalho apresenta uma intersecção interdisciplinar entre a didática inclusiva e o espanhol como língua-alvo. A aprendizagem do espanhol por alunos com certificações médicas é a área para a qual convergem os diagnósticos com as leis de inclusão, diretrizes ministeriais e abordagens glotodidáticas. Esta pesquisa visa demonstrar a necessidade de ampliar as abordagens e incluir o paradigma dos direitos humanos na consideração do modelo do aluno. |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
Sostener y delatar: los paradojales procedimientos compositivos de la obra Una vez Argentina, de Andrés Neuman Ivana Ferrigolo Melo Este artigo constitui-se a partir da análise da obra Una vez Argentina, de Andrés Neuman e tem por objetivo responder a questões tais como: que narrativa é essa? Qual a razão de ser desse romance? Por que se distancia da forma tradicional da autobiografia sendo que seu conteúdo é de natureza autobiográfica? |
Dos poemas dedicados a Antonio Machado Santiago Montobbio Estes "Dos poemas dedicados a Antonio Machado" foram publicados pela primeira vez no número 95 da revista Unión de Escritores e Artistas de Cuba. |
NORMAS |
Normas para envio de artigos
|
CONSELHO |
Conheça os membros do Conselho Editorial |
CORRESPONDENTES |
Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior |
NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA |
Visite o número atual |
NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA |
Visite nossos números anteriores
|
PORTAL HISPANISTA |
Retorne ao portal
|