quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol II - no 8 - janeiro-fevereiro-março - 2002
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
ISSN 1676-904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

 QUEM SOMOS

 

 EDITORIAL

 

CRIAÇÃO

Ave, Maris Stella 
Denise Fonseca
Um estudo comparado das representações dos mitos de Iemanjá — a mais conhecida das deusas nagô  e de Maria, com ênfase nos conteúdos simbólicos dos nomes, números e cores que as identificam e dos arquétipos femininos que elas encarnam, através da vida e da obra da escritora Mollie Moore Davis, da Louisiana do século XIX.

 ESTUDOS LITERÁRIOS

  LAS MASACRES EN LA NARRATIVA LATINOAMERICANA
(Heterodoxia  discursiva)
Julia Elena Rial

Desde os fins do século XIX os massacres na América Latina começaram a ser vistos como temas narrativos. Trataremos, neste ensaio, de rever algumas delas e seus correspondentes históricos.
Toxcatl, Canudos, Uncia,  Cataví, La Patagonia, La Ciénaga, são protagonistas de ficções cujas envolventes subvertem a História Oficial em uma dialética de ortodoxia histórica, heterodoxia literária.

Aproximación teológico-lírica a  "El Cristo de Velásquez" de D. Miguel de Unamuno
Fidel García Martínez
O presente artigo pretende apresentar uma análise lírico-teológica de uma das obras líricas mais representativas do  genial D. Miguel de Unamuno, que através de uma perspectiva íntima e pessoal se aproxima ao Cristo Crucificado para expor com humildade suas dúvidas e angústias como homem dialéctico e contraditório. Com verso austero e às vezes duro, Unamuno um clássico representante da Generación del 98  traduz em verso entusiasmado e inovador de tópicos e de retórica toda uma experência lírica na qual o eu do autor e o eu lírico formam uma síntese harmoniosa por seu equilíbrio entre matéria poética e forma expresiva.  

A casa dos Espíritos: Narrativa Literária e Narrativa Fílmica
Maria Thereza Venancio

O discurso literário e o discurso fílmico se utilizam de instrumentos expressivos diferentes, a palavra e a imagem, para contar o romance La casa de los espíritus, de Isabel Allende. Os personagens são inseridos na narrativa fantástica, quando o valor simbólico dos nomes se acentua.

Imagens da Revolução
 Mexicana

Geysa Silva

Sem ser romance histórico propriamente dito, a obra Mal de amores, de Ángeles Mastretta, propõe uma leitura livre do episódio da Revolução Mexicana, reinventando o passado, preenchendo os vazios deixados pela história oficial. O importante, sem dúvida, é a articulação que Mal de amores realiza, através da integração palavra/imagem, com as obras de Siqueiros e Rivera, conseguindo a re-semantização da Conquista e da própria Revolução - possibilidade originada das relações entre a estrutura do espaço visual e do espaço da escritura.  

Narrativa Hispanoamericana del Siglo XX
Alexis Márquez Rodríguez


O romance hispano-americano do século XX tem suas raizes no século  XIX, porque a divisão do tempo em séculos é convencional, e nem sempre as coisas mudam totalmente quando saímos de um século e entramos em outro. Mas o romance hispanoamericano do século XIX é pobre e incipiente, muito embora existam romances e romancistas que, individualmente, têm muita importância. A primeira geração verdaderamente madura de romancistas em nosso continente hispano-americano pertence já ao século XX. Nela florescem a novela modernista e a novela criollista, esta conhecida também como novela regional ou novela de la tierra. Nessa etapa há também mostras muito valiosas da novela histórica.

O Gótico na Obra Picaresca de Ariano Suassuna: o Tribunal Celeste de Auto da Compadecida
Suely Reis Pinheiro

O trabalho mostra a presença do estilo gótico na  adaptação da obra fílmica, Auto da Compadecida, do escritor brasileiro Ariano Suassuna. Apontamos como o auto se faz eco das tradições peninsulares, privilegiando a cena que representa o Tribunal Celeste com a aparição da Virgem diante dos pecadores, retomando assim uma antiga tradição do teatro cristão. Suassuna consegue fundir ao legado cristão, os intuitos de crítica social e folclore nordestino em uma mesma cena, que culmina com a compaixão da Virgem Santa para com a alma do pícaro João Grilo.

WEBLÍNGUA

Escuálido - Perogrullada - Concha
Alexis Márquez Rodríguez

O autor apresenta uma série de pequenos artigos em que estuda elementos da linguagem.

NORMAS

Normas para envio de artigos

CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA

Visite nossos números anteriores

PORTAL HISPANISTA

Retorne ao portal