HISPANISTA
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Vol XIX
– nº
75
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Outubro - Novembro - Dezembro de 2018
Revista eletrônica dos
Hispanistas do Brasil
– Fundada em abril de 2000 ISSN 1676 – 904X |
Editora geral: Suely Reis Pinheiro |
QUEM SOMOS |
EDITORIAL |
Vida&Poesia |
1968: Uma Revisão - 4ª Parte: As barricadas que abalaram o mundo Manoel de Andrade Nesta última parte do ensaio sobre o ano de 1968 desfilam as vanguardas estudantis do mundo inteiro, comandando os fatos naquele ano de lutas memoráveis. Vladimir Palmeira, no Brasil, Daniel Cohn-Bendit, na França, Rudi Dutschke, na Alemanha, entre outros. A Batalha da Maria Antônia, no centro de São Paulo, a luta campal no Quartier Latin, em Paris, o Massacre de Tlatelolco na cidade do México, e o sangue dos caídos neste embate, são fatos indeléveis na história das trincheiras políticas daquele ano. |
CRIAÇÃO |
Santiago Montobbio “Roma. Guía de Roma. La oculta guía/ de la poesía. En Roma se dan/ misteriosos pasos, y es la poesía/ quien los guía”, diz um dos poemas deste livro, que de fato é um singular guia de Roma, um guia feito de poemas. Podemos acompanhar el poeta al ler estes poemas escritos em Roma nos misteriosos passos que nela se dão, e que neles a cidade e a poesia resulta siempre em surpresa. Porque este livro constitui uma vivência da poesia e de Roma, com a qual se descobre uma nova e singular perspectiva. Quem ler este livro poderá viver, andar, sentir Roma enquanto acompanha o poeta em seus passos e seus poemas escritos nela, enquanto se encontram em igrejas e lugares desconhecidos, nas ruas, nas praças, nos jardins, nas fontes, nos museus, nos cafés, em infinitos ângulos imprevistos, e fixa-se em detalhes inesperados e percebe e sente os anjos que parece que de modo misterioso se encontram e nos acompanham em alguns destes desconhecidos lugares e nos dão as boas-vindas a esta experiência para a sensibilidade que é este livro, Poesía en Roma, que é sentido enquanto acontece e andamos também nós mesmos através de seus poemas e com eles Roma. |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Comunicación sincrónica y asincrónica en el proceso de prendizaje/adquisición del español con referencia a Costa de Marfil Seydou Koné Nossa problemática é saber como a Internet se conjuga perfeitamente com alguns dos pressupostos teóricos e práticos comumente reconhecidos no campo da aquisição do espanhol língua estrangeira. Partimos da hipótese de que a utilidade dos mecanismos de comunicaçãos sincrônica e assincrõnica adquire uma importância singular no processo de ensino/aprendizagem do ELE. Realmente, a Internet proporciona um ambiente que conduz ao aprendizado de línguas porque favorece algumas das condições importantes para sua aquisição como nós mostramos no trabalho presente. O contexto sociocultural é essencial à competência comunicativa e especialmente a participação periférica legitima do estudante durante as atividades de uma comunidade de falantes ou prataicantes. Chama mais a atenção em um pais com poucas possibilidades de contatos com as manifestações da língua de destino como é o caso da Costa do Marfim. |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
O esperpento de Valle-Inclán e a deformação da narrativa Raquel da Silva Ortega Analisamos a estética do esperpento presente na trilogia La Guerra Carlista, de Valle-Inclán. O autor articula elementos como o bizarro, o ridículo e o grotesco, deformando não apenas elementos da narrativa (personagens, jogo cênico e linguagem), mas também os gêneros literários, ao apresentar La Guerra Carlista como uma paródia do gênero epopeia. |
Migrar como alternativa de progreso: apreciaciones en torno a la novela El camino, del escritor español Miguel Delibes Gracineia dos Santos Araújo Nesta análise focalizamos o tema das migrações do campo para a cidade, como alternativa de progresso, a partir das vicissitudes do protagonista Daniel, el Mochuelo, no romance El camino (1950), do escritor Miguel Delibes. Tudo isso tendo em conta a experiência pessoal do autor, em cuja obra elabora um retrato de sua Castela natal, baseando-se em um conjunto de elementos obtidos da realidade. |
A contribuição da análise do discurso crítica para a construção do termo letramento crítico Camila Miranda Machado Este artigo busca refletir sobre as contribuições da Análise Crítica do Discurso (ADC) na construção do termo Letramento Crítico. Para isso, abordaremos temas como; Linguística Sistêmica Funcional (LSF), o conceito de discurso na concepção de Fairclough. Em seguida, traçamos um percurso histórico do termo letramento, dando ênfase ao letramento crítico e à contribuição da ADC para a reformulação desse termo. |
A Linguagem cronístisca de Juan Villoro: uma forma de resitência Simone Silva do Carmo Este artigo propõe uma reflexão sobre a centralidade que o escritor mexicano Juan Villoro dá ao gênero crônica e a recursos estilísticos como o humor e a ironia em seu projeto de escrita, centralizando a discussão na coletânea de crônicas que compõem Safari accidental, 2005. A análise aqui apresentada fundamenta-se nos estudos teóricos desenvolvidos por Umberto Eco, Carlos Monsiváis e Néstor García Canclini. |
Consciência crítica latino-americana: superação do pensamento colonizado Geraldo Antônio da Rosa & Carla Spagnolo & Sirlei Tedesco Este artigo pretende elaborar uma crítica do sujeito e sua realidade latino-americana em transitoriedade para um despertar da consciência de si mesmo. A partir de uma análise da constituição da modernidade e suas representações em termos de educação e cultura como processos continuados de colonização, conduziremos para uma imersão em estudos do pós-colonialismo, objetivando situar o sujeito latino-americano efetivamente emancipado. A pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, toma por base o pensamento da geocultura em Rodolfo Kusch (1999), em diálogo com os princípios da consciência crítica em Paulo Freire (2001), correlacionando às epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos (2010). Os resultados apontam para o reconhecimento da existência da colonialidade do pensamento como continuidade do processo histórico de opressão dos colonizadores e, a partir dessa constatação, o desenvolvimento de uma nova consciência crítica para a constituição da identidade pautada no ser, saber e estar latino-americano. |
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